O Pathwork, cuja tradução literal é “Trabalho do Caminho”, é uma metodologia de autoconhecimento baseada em um conjunto de ensinamentos apresentados sob a forma de palestras. Estas contêm conceitos e orientações sobre como remover os obstáculos que nos separam dos outros, da nossa criatividade e energia vital, aumentar a intimidade nos nossos relacionamentos e assim, abrir mão do que bloqueia nosso desenvolvimento, nossa plena realização e alegria.
O método, eminentemente prático, aplicável ao nosso dia-a-dia, é muito útil para pessoas que estão buscando um caminho espiritual ou que gostariam de entender a razão de certos acontecimentos em sua vida.
O Pathwork nos mostra, passo a passo, como trazer do inconsciente para a consciência, aspectos desconhecidos do nosso ser que nos traz sofrimento, nos ensina à lidar com eles, aceitá-los sem ser coniventes, reconhecer seu efeito sobre nossa vida e transformá-los. Somos aos poucos orientados na direção da plena responsabilidade, a perceber que não somos vítimas, que as situações de nossa vida foram criadas por nós, consciente ou inconscientemente, e que assim como as criamos podemos mudá-las e tornar nossa existência cheia de alegria, paz, harmonia, prazer, realização em todos os aspectos.
O Pathwork® é uma marca registrada que só pode ser utilizada por aqueles que têm permissão por escrito da Fundação Internacional do Pathwork®.
Texto compartilhado do site do Pathwork Nacional (http://www.pathworkbrasil.com.br/Conteudo)
O Pathwork® é um caminho para a autotransformação e autorrealização espiritual, direcionado às pessoas que buscam um relacionamento mais verdadeiro consigo próprias e com a vida. Inclui uma compreensão profunda da negatividade pessoal para dissolver velhas crenças, condicionamentos e imagens errôneas. A proposta incentiva a parar de tentar fingir que somos uma imagem idealizada de nós mesmos, a pessoa que pensamos que deveríamos ser.
- A primeira fase do trabalho é a abordagem psicológica que lida com as confusões, defesas alienantes, emoções negativas e sentimentos bloqueados.
- Segundo fase é ativar a consciência maior que habita em cada alma humana. Trata-se de um método psicológico para acessar o Deus Interior por meio do autoconhecimento e da autorresponsabilidade.
Está fundamentado no estudo e na vivência do conjunto de 258 temas sistematizados pela austríaca Eva Pierrakos durante mais de 20 anos de trabalho.
Eva Pierrakos
Nasceu em Viena em 1915, filha de um conhecido romancista. Gostava de esquiar e dançar, o que a levou mais tarde, em Nova York, a se tornar instrutora de dança. A ultima coisa que poderia imaginar era ser escolhida para servir como instrumento de comunicação espiritual.
No entanto, quando ainda vivia na Suíça, seu dom psíquico começou a se manifestar, em forma de escrita automática. Mais tarde, passou a ter clariaudiência. Ouvia vozes internas que não provinham de seu cérebro.
Recebeu orientações para fazer um trabalho de purificação, que incluía revisão diária todas as noites, meditação por longas horas e mudança alimentar. Assumiu o compromisso de usar seu dom, exclusivamente, para ajudar as pessoas.
Assim, Eva se tornou um canal puro, de modo que uma Entidade Espiritual de elevada sabedoria, que se auto-denomina “O Guia” se manifestasse através dela, e nos oferecesse a dádiva de seus ensinamentos.
Posteriormente, mudou-se para Nova York, onde um pequeno grupo se reunia ao seu redor para ouvir as palestras do Guia. Algumas pessoas que participaram desse grupo, ainda hoje são orientadores do Pathwork.
Em 1971, casou-se com o psicanalista Dr. John Pierrakos, um do fundadores da Bioenergética e, posteriormente, do Core Energetics. A fusão dos trabalhos individuais de Eva e John conduziu à expansão da comunidade do Pathwork.
Em 1972 criou-se uma Fundação Educacional, sem fins lucrativos – “Pathwork Foundation”.
Eva faleceu em 1979, legando-nos a abençoada herança do material canalizado. Além das 258 palestras sobre a natureza da realidade psicológica e espiritual e sobre o processo de transformação pessoal, há o registro de centenas de sessões de perguntas e respostas, e consultas particulares do “Guia”.
O Pathwork chegou ao Brasil em 1990, na cidade de Salvador, através da psicóloga AIDDA PUSTILNIK. Encantada com as palestras, tendo estado no Centro internacional do Pathwork em Phoenicia, região de Nova York(USA), Aidda começou a trabalhar com grupos em Salvador e em pouco tempo, já havia um grande número de pessoas. Foi assim que convidou profissionais dos EUA para ir a Salvador e dar início à 1ª formação profissional de Pathwork no Brasil. “Sentir um chamado de nossa alma e poder dar o consentimento de segui-lo é sempre uma alegria e uma grande recompensa. Quando senti o chamado para trazer o Pathwork para no Brasil, não pensei se isto seria possível, se seria difícil, se seria algo que estaria além das minhas forças. Apenas pude dizer “SIM” e a vida também respondeu a mim com um sim. Esta tarefa hoje, nas mãos de todos aqueles que assumiram difundi-la é uma benção e uma alegria. Apenas posso dizer a todos os que se sentem atraídos por este Caminho, sigam o chamado de sua alma e tudo será acrescentado.”